O Estado necessita de organizar um nível central, regional e local para atingir determinados resultados de acordo com as prioridades existentes naquele preciso momento.
Em Portugal, a Constituição da Republica Portuguesa de 1976, criou bases, em 1979, do Serviço Nacional de Saúde ( SNS), para que todos os indivíduos de uma comunidade tenham direito a saúde, baseando-se na totalidade e na gratuitidade.
Antes do 25 de Abril de 1974, grande parte de uma população, não tinha acesso aos cuidados de saúde na protecção na doença, actualmente, isso ainda acontece, mas pela pobreza que existe e ao facto de não ter possibilidade para se deslocar a um hospital em caso de emergência.
O SNS foi criado com o objectivo de ajudar toda a população portuguesa, na doença, no tratamento e a sua reabilitação medica e social.
Os hospitais gerais são um meio que constituem cuidados intensivos de saúde e compreendem o internamento hospitalar, os actos ambulatórios especializados para o diagnóstico, terapêutica e reabilitação, as consultas externas de especialidade e os cuidados de urgência na doença e no acidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário